Os benefícios do colágeno hidrolisado

O colágeno é um tipo de proteína e 30% de toda proteína do nosso corpo é colágeno. Uma de suas principais funções é formar fibras que propõem sustentação à pele e para os praticantes de atividades físicas, contribui e muito na formação dos músculos.

De acordo com pesquisas, a partir dos 30 anos, o corpo perde 1% dessa proteína ao ano. Essa perda resulta em redução da elasticidade e hidratação da pele, daí surgem rugas, celulite e flacidez. As unhas e cabelos também ficam quebradiços e sem brilho mas, os prejuízos maiores não são notados de imediato: tendões, ossos e cartilagens – estruturas de sustentação que dependem do colágeno – ficam fragilizadas.

Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise – quebra das moléculas de proteína – para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

Funções do Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Para sentir na pele os efeitos do colágeno, classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como novo alimento, você precisa consumí-lo todos os dias. Alguns profissionais preferem indicar a substância manipulada de acordo com a necessidade de cada paciente, mas também é vendida pronta, em cápsula ou em pó. A primeira opção é mais prática. Mas a segunda, diluída em água, tem a vantagem de proporcionar saciedade. Ou seja, de quebra, dá uma força no controle do peso. Você treina? melhor ainda! Nesse caso, o colágeno também ajuda na construção dos músculos.

Benefícios do Colágeno Hidrolisado

Retarda o envelhecimento e previne rugas;
Combate a flacidez da pele;
Fortalece unhas e cabelo;
Contribui para saúde dos ossos;
Combate celulite e estrias;
Auxilia no funcionamento do sistema linfático.
Aplicação Cosmética

O colágeno é uma proteína “mágica” para deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao utilizar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também auxilia na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

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Qual a diferença entre colágeno e colágeno hidrolisado?

Colágeno é a proteína inteira; colágeno hidrolisado é a molécula já quebrada/digerida ou fracionada em aminoácidos.

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Indicação do Colágeno Hidrolisado

É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.

Deficiência

A deficiência de colágeno está também associada à redução da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

Onde é encontrado

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína. O colágeno é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias.

Você pode usar tanto o colágeno em cápsulas quanto em pó. É encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteína como a carne e leite e nas gelatinas.

Quais alimentos são ricos em colágeno?

As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará).

E a gelatina?

A gelatina consumimos como sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado. Assim, o melhor é mesmo a sua versão em pó.

Modo de usar

Com apenas 10g de colágeno por dia, obtém-se o fornecimento ideal desse aminoácido tão importante. Dilua uma colher de sopa do Colágeno Hidrolisado em 200 ml a 250 ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tomar 30 a 60 minutos antes do jantar.

Importante lembrar que o colágeno sozinho não resolve o problema de flacidez se você não mantiver uma rotina com hábitos saudáveis. A única maneira de combater a flacidez e celulite é a prática de atividades físicas aliada a uma dieta balanceada com proteínas, carboidratos e gorduras boas, asssociando-se vitaminas e mineirais – principalmente Vitamina C e o mineral silício. Aí sim, o colágeno hidrolisado como fonte de proteínas e aminoácidos que juntamente com as indicações acima, compõem um quadro extremamente eficaz no combate a celulite e flacidez.

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